UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RICLECIA FRAGA SANTOS
21/10/2022 10:33

DISCENTE: RICLECIA FRAGA SANTOS
DATA: 11/11/2022
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Efeito da técnica de extração na ação alelopática de diferentes órgãos de Calotropis procera (Aiton) W.T. Aiton (Apocynaceae)
PALAVRAS-CHAVES: alelopatia, espécie exótica, extrato aquoso, ultrassom, germinação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As plantas produzem diferentes tipos e quantidades distintas de compostos secundáriosdurante seu ciclo de vida, os quais podem apresentar efeitos alelopáticos. De acordocom a forma com que esses compostos são extraídos, esses efeitos positivos ounegativos são alterados, pois a técnica influencia quais compostos estarão disponíveisna solução, bem como sua concentração. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar oefeito da técnica de extração na ação alelopática de diferentes órgãos de Calotropisprocera (Aiton) W.T. Aiton (Apocynaceae), uma espécie exótica invasora presente noEstado de Sergipe. As amostras da espécie estudada foram coletadas em uma populaçãolocalizada em áreas de Caatinga do município de Canindé de São Francisco, no AltoSertão Sergipano. Para a produção dos extratos foram utilizadas amostras de raízes,caules, folhas, flores, frutos verdes e frutos secos, totalizando seis tratamentos. Omaterial coletado foi lavado em água corrente e colocado para secar em estufa decirculação forçada de ar, a 50°C, por 72 horas. Após a secagem, as amostras foramtrituradas e utilizadas para a preparação dos extratos através de duas técnicas. Naprimeira, as amostras foram colocadas em água destilada na proporção de 1:10 (amostradesidratada: volume de água) e mantidas em temperatura de 25°C, por 24 horas, composterior filtragem. Por sua vez, na segunda técnica, as amostras também foramcolocadas em água destilada na mesma proporção, mas mantidas em ultrassom por 30minutos, a 25°C. As soluções produzidas pelas duas técnicas de extração foram testadasnas concentrações de 100, 90, 80, 70, 60, 50, 40, 30, 20, 10 e 0%, diluídas em águadestilada. A ação alelopática dessas soluções foi avaliada na germinação das sementesde alface [Lactuca sativa L. (Asteraceae)], espécie modelo para estudos de alelopatia.Foram calculados os parâmetros germinabilidade, tempo médio de germinação,velocidade média de germinação e sincronia, os quais foram comparados por ModelosLineares Generalizados, com três fatores categóricos (órgão, técnica de extração econcentração, sendo a último aninhado à técnica de extração). Todos os parâmetrosgerminativos foram afetados significativamente pelos fatores avaliados, com exceção dasincronia. Independentemente da técnica de extração, foi observada uma reduçãosignificativa dos parâmetros germinativos com o aumento da concentração das soluções.Os órgãos com maior ação alelopática foram as flores e os frutos verdes. Os extratosproduzidos a partir da técnica do ultrassom apresentaram menor efeito alelopático nosparâmetros germinativos. Conclui-se que técnica de extração influencia a açãoalelopática dos diferentes órgãos de C. procera.

Externo à Instituição - JOANA PAULA BISPO NASCIMENTO
Externo à Instituição - LUIZ PALHARES NETO