Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE NERES DOS SANTOS
19/10/2022 15:22
Esta pesquisa-ação tem por objetivos identificar os níveis de leitura dos estudantes do 7º ano, matriculados na Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, em Aracaju-SE e apresentar proposta de intervenção didática para desenvolvimento de competências e habilidades leitoras. Durante o percurso de investigação, verificou-se a dificuldade dos discentes em aspectos de decodificação e, sobretudo, de identificação de implícitos nos textos multimodais, já que a referida turma vem de dois anos de ensino praticamente remoto, o que impossibilitou um trabalho com eficácia no aspecto da leitura. Optou-se por desenvolver atividades de leitura com o gênero notícia publicada no suporte Instagram. Para isso, a pesquisa inicial foi de reconhecimento acerca do uso dessa rede pelos alunos, o que se comprovou que a maioria dos estudantes têm acesso à rede social. Por se tratar de um texto multimodal e pelo interesse em propor atividades que envolvessem e desenvolvessem os letramentos multissemióticos, esta pesquisa será feita a partir de notícias publicadas no Instagram, com um viés temático para os eixos do esporte, das celebridades e dos fatos da atualidade (nacionais e locais). Durante o percurso, o presente estudo embasou-se teoricamente em: Leffa (1996), Marcuschi (2008), Rojo (2012 e 2013), Santaella (2012) e Solé (2014).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e