UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: VIVIANE MOTA DE GOIS
18/10/2022 13:46

DISCENTE: VIVIANE MOTA DE GOIS
DATA: 26/10/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: O ENSINO NOTURNO EM SERGIPE: a oferta da educação como política de democratização para os estudantes trabalhadores do Colégio Djenal (1998-2021)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz. Ensino Noturno. Política Pública de Democratização.

A presente dissertação intitulada é desenvolvida no âmbito do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – PPGED/UFS, e investiga a oferta do ensino noturno regular como política de democratização para os alunos/trabalhadores do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, enfocando assim a constituição histórica dessa instituição escolar na perspectiva da totalidade da política de educação do período de 1998 a 2021, cuja centralidade é a oferta do ensino noturno a partir da legislação nacional, estadual e local. A intenção é analisar historicamente a oferta do ensino médio noturno regular como política pública de democratização e, contraditoriamente, de controle de acesso ao jovem do município de Moita Bonita/SE. Vincula-se aos pressupostos teóricos da História da Educação e trabalha com o método materialista histórico dialético afim de compreender os mecanismos que impedem o acesso e permanência dos jovens filhos da classe trabalhadora ao avanço em sua escolaridade. Através da utilização metodológica de uma pesquisa quanti-qualitativa e como instrumentos, entrevistas, coleta de informações e análise de fontes primárias e secundárias com destaque para as leis, decretos, pronunciamentos e mensagens do governo, nos foi possível descrever, analisar e sistematizar a oferta do ensino noturno da referida Escola, a única a ofertar este nível de ensino no município. Ao decorrer da pesquisa foi possível constatar que ao longo da história educacional os problemas do ensino médio foram propostos e resolvidos de forma precária, enfrentando recursos deficientes e improvisados, soluções parciais que levaram inclusive a extinção do ensino médio noturno no Djenal – proveniente de políticas nacionais e estaduais ineficazes que respingam diretamente nas escolas públicas estatais.

Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - LAÍSE SOARES LIMA
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS