Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE JAIRO SANTOS LIMA
18/10/2022 14:35
A presente dissertação pretende investigar quais estratégias de educação patrimonial podem ser adotadas por professores de Ensino Religioso com vistas a desenvolver uma formação educacional cidadã sobre o patrimônio cultural religioso da cidade de São Cristóvão-SE. Para tal, a dissertação analisa o percurso legal da área pedagógica de Ensino Religioso no Brasil e em Sergipe. Além disso, faz um balanço das discussões acadêmicas sobre memória social, patrimônio cultural material e imaterial e patrimônio cultural religioso. A partir dessa discussão conceitual, aborda os diversos patrimônios culturais religiosos de São Cristóvão-SE, explicitando a riqueza histórico-cultural que caracteriza esta cidade no cenário estadual e nacional. Com base nesses subsídios teóricos e empíricos, a dissertação passa a discorrer sobre os debates internos ao campo da educação patrimonial e aponta estratégias para utilizá-la como instrumento pedagógico proveitoso para o processo de ensino e aprendizagem que entrelaça professores de Ensino Religioso e estudantes matriculados nesse componente curricular da educação básica nacional.
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