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Banca de QUALIFICAÇÃO: DENIS CARLOS RODRIGUES BOGÉA
09/10/2022 20:18


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIS CARLOS RODRIGUES BOGÉA
DATA: 04/11/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma remota (Google Meet)
TÍTULO: “Tambor de Mina”: A Casa de Nagô sob a perspectiva da etnografia de tela em um filme Super-8
PALAVRAS-CHAVES: Etnografia de Tela; Terreiro; Tambor de Mina; Documentário; Super 8.
PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Interpretação Cinematográfica
RESUMO:

Este trabalho apresenta como ponto de partida o filme super 8 "Tambor de Mina", realizado por Euclides Moreira em 1978. Nesse sentido, tomando como objeto de estudo o ritual de tambor de mina apresentado na obra, procuramos entender qual o sentido atribuído a este a partir da narrativa proposta na película. A película, por sua vez, faz a exposição de um toque de Tambor de Mina na Casa de Nagô, Terreiro centenário situado no centro de São Luís, capital do Maranhão. Outrossim, procuramos desenvolver reflexões que estabeleçam as diferenciações entre as categorias “tambor de mina” como ritualística e “Mina” enquanto religião e complexo de relações que extrapolam os terreiros. A partir da etnografia de tela - conceito este desenvolvido por Carmen Rial -, transportando para o campo fílmico procedimentos que são oriundos da pesquisa antropológica tais como longa imersão no campo, observação sistemática, registros em cadernos de campo e, associando essa metodologia às ferramentas de crítica cinematográfica como análise de planos, movimentos de câmera, montagem, som diegético e não diegético, buscamos analisar a obra visando identificar suas características que possam embasar tais diferenciações. Como resultados parciais, observamos que nosso objeto de estudo, ou seja, o tambor de mina enquanto religião de matriz africana tal como é apresentado no filme, assim o é como sendo de caráter único, sem nuances ou diferenciações, partindo de uma narração off que procura unificar um conjunto de práticas religiosas, oferecendo uma síntese sobre as práticas heterogêneas da Mina com base na Casa de Nagô. Ainda, de forma parcial, observamos que o filme procura se apropriar do discurso acadêmico existente na década de 1970 sobre o tambor de mina para a construção dessa síntese, estabelecendo assim algumas das características clássicas do documentário expositivo. A partir destas conclusões parciais, a análise fílmica será um eixo teórico norteador para o desenvolvimento da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1333247 - LUIS AMERICO SILVA BONFIM
Interno - 631.207.045-04 - ARMANDO ALEXANDRE COSTA DE CASTRO
Externo à Instituição - CARLOS FRANCISCO PEREZ REYNA

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