Banca de QUALIFICAÇÃO: UELITON SANTOS MOREIRA PRIMO
27/09/2022 11:20
A socialização étnico-racial refere-se a um conjunto de práticas que comunicam mensagens sobre raça e etnia a crianças e jovens. Existem evidências de que algumas mensagens de socialização étnico-racial comunicadas pelos pais produzem consequências importantes para o bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens, o que tem feito crescer o número de pesquisas nessa área internacionalmente. Dentre as mensagens mais benéficas, encontra-se a socialização cultural, que se refere a um conjunto de práticas que ensinam as crianças sobre a história, os costumes e as tradições culturais do seu grupo étnico-racial e visam promover o fortalecimento da identidade étnico-racial das crianças, especialmente daquelas pertencentes a grupos étnico-raciais minoritários, a exemplo de crianças negras. No Brasil, a literatura sobre a socialização étnico-racial dos pais e os seus efeitos na identidade de crianças negras é escassa. Também são inexistentes programas de intervenção que visem auxiliar pais de crianças negras com conhecimentos e habilidades para promover o fortalecimento da identidade dos seus filhos. Diante desse cenário, o objetivo geral desta tese é contribuir para a promoção da identidade étnico-racial positiva de crianças negras a partir da análise dos efeitos das práticas de socialização étnico-racial dos pais na identidade étnico-racial dos filhos e do desenvolvimento de um programa de intervenção parental. Cinco capítulos compõem a tese. O primeiro buscou reunir as principais descobertas da literatura internacional sobre a socialização étnico-racial parental e o segundo focou na literatura nacional. O terceiro capítulo visa adaptar uma escala de socialização étnico-racial parental para o contexto brasileiro e caracterizar o perfil de socialização étnico-racial dos pais em termos de principais mensagens transmitidas aos filhos. O quarto capítulo versa sobre a análise dos efeitos das práticas de socialização étnico-racial dos pais na identidade étnico-racial dos filhos. Por fim, o quinto capítulo descreve o desenvolvimento e a implementação de um programa de intervenção em socialização étnico-racial projetado para auxiliar pais no fortalecimento da identidade de crianças negras.
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