Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIANO GOMES NASCIMENTO
21/09/2022 16:46
Este trabalho tem como objetivo identificar indícios de como a inserção de aplicativos gamificados no ensino de frações pode propiciar a construção ou a consolidação do conhecimento matemático. Os participantes serão estudantes e professores do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no interior do estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aspectos exploratório e descritivo e os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários e, eventualmente, entrevistas, além da aplicação de uma sequência de atividades na sala de aula. Em relação às tecnologias digitais, nos baseamos fundamentalmente em Lévy (1999), Castells (2007), Kensky (2013) e Serres (2013) e, no caso de sua relação com a educação matemática, em Borba et al (2018), Bairral et al (2015) e Paiva (2016). No que concerne à aprendizagem de fração, nos baseamos em Magina e Campos (2008), Azevedo e Noleto (2009) e Campos (2011) e em relação ao conceito e o uso da gamificação no ensino, em Petry (2016), Viana et al (2013), Kapp (2012), Coutinho e Alves (2016) e Montanaro (2018). A análise dos instrumentos aplicados se dará com base na Análise de Conteúdo (AC), seguindo as orientações de Bardin (2011).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19173-f6e55c5512