Banca de QUALIFICAÇÃO: VÍVIA PEREIRA DE MORAES
21/09/2022 11:37
A revolução digital impactou substancialmente a educação, e a evolução do uso das tecnologias na educação tem sido gradual e diferenciada. Diante da pandemia, as ferramentas digitais tem se tornado uma fonte basilar para o desenvolvimento em todos os níveis de ensino, transformando o ambiente acadêmico, dispondo do novo modelo híbrido, o qual depende principalmente da predisposição e das habilidades dos profissionais do ensino, tendo o educador um papel fundamental nesse processo de ensino-aprendizagem.O presente estudo objetivou investigar a educação empreendedora, face à transformação digital, diante da Propriedade Intelectual, com o foco na contribuição para desempenhar a responsabilidade de universidade empreendedora diante da transformação digital acelerada pela pandemia. Adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, com um método de Revisão Sistemática da Literatura e de levantamento survey, baseando-se em uma amostragem por conveniência, considerando como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário on-line, por meio da plataforma Google Formulários. A pesquisa foi realizada nas bases de dados da Science Direct, Web of Science (WoS) e Scopus, definida com a periodicidade entre os anos de 2018 a junho de 2022. Até o momento, a pesquisa revelou que o desenvolvimento das tecnologias digitais transformou o ambiente educacional, estimulando o empreendedorismo digital, diante de prospecções de novas metodologias de ensino, pontuada na literatura da pesquisa. Quanto à contribuição docente na educação empreendedora diante da Propriedade Intelectual constata-se que o professor assume o papel basilar para o mecanismo de proteção para as produções no meio acadêmico, permitindo o avanço da inovação e a disseminação do novo conhecimento.
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