UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO ROSCELI OLIVEIRA DOS SANTOS
19/09/2022 14:39

DISCENTE: BRUNO ROSCELI OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA: 20/09/2022
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: SPIN-OFFS ACADÊMICAS FACE AO MARCO LEGAL NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo; Propriedade Intelectual; Spin-offs
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As universidades possuem um papel imprescindível no fomento ao empreendedorismo acadêmico. A criação de um ecossistema que promova a cultura empreendedora é determinante para a criação de empresas spin-offs. Tais empresas são decorrentes de ideias e conhecimentos obtidos por um pesquisador em virtude de suas atividades na instituição à qual está vinculado e têm a finalidade de comercializar a propriedade intelectual ou produto gerado a partir de suas pesquisas. O presente estudo qualitativo verifica o impacto dos entraves burocráticos das universidades públicas na geração de negócios oriundos dos resultados de pesquisas realizadas nos laboratórios e na criação de spin-offs por discentes e docentes. Utiliza o método indutivo com a estratégia de investigação multimétodo para análise comparativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) junto às Universidades Federais de Minas Gerais e Pernambuco, além da pesquisa de campo na primeira instituição, com a realização de entrevistas com participantes docentes líderes em laboratórios. Foi possível verificar que a UFS possui algumas previsões normativas diversas das outras universidades, bem como não possui um mecanismo de controle interno frente a spin-offs criadas em seus laboratórios. Com a pesquisa de campo será possível evidenciar desafios, impedimentos e barreiras nos processos de criação e desenvolvimento de spin-offs na UFS, bem como identificar inibidores que podem impactar no empreendedorismo da instituição.

Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO