Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIEL CARDOSO FONSECA SANTOS
19/09/2022 19:23
Ainda se faz atual a reflexão sobre osprocedimentos do ensino de filosofia noEnsino Médio. É a partir da própriahistoriografia filosófica que advém oensejo de tornar profícua a filosofia emsala de aula. O presente trabalho temcomo objetivo apresentar como oprocedimento peculiar intrínseco àconduta pirrônica possibilita o exercíciocrítico-reflexivo da atividade filosófica noEnsino Médio. Para isso, fez-se necessáriorealizar um breve trabalho exploratórioqualitativo sobre a principal fontebibliográfica do pirronismo (ζκεπηικὴἀγωγή), a obra Hipotiposes Pirrônicas,que foi escrita pelo filósofo SextoEmpírico em meados dos séculos II-IIId.C. Com efeito, pretendeu-se aplicar oselementos conceituais pirrônicos (zétesis,diaphonía, isosthéneia, aporía, epoché eataraxía) à estrutura didático-pedagógicadesenvolvida por Lidia Maria Rodrigo,cujos elementos lógico-discursivos são aproblematização, conceituação eargumentação. Assim, propôs-se aapresentar que a partir da dinâmicametodológica pirrônica é possíveldesenvolver uma prática didático-metodológica como propedêutica aoespecífico exercício filosófico no EnsinoMédio.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e