Banca de DEFESA: ELLEN CRISTINA MOREIRA SANTOS
15/09/2022 12:00
A presença, a participação e o reconhecimento de mulheres no campo bélico têm
crescido, porém suas trajetórias e produções são, ainda, pouco discutidas quanto a sua
importância na documentação da história das fotografias de guerra. Esta dissertação tem
por objetivo geral analisar fotografias de guerra feitas pela fotojornalista Lynsey
Addario, a fim de investigar os desafios da representação fotográfica na cobertura de
conflitos, a partir de uma perspectiva de gênero. Os objetivos específicos consistem em:
relatar a história da fotografia de guerra, por uma perspectiva de gênero; entender os
papéis que o gênero feminino possui em espaços tradicionalmente masculinizados;
apresentar fotógrafas que estão inseridas no espaço bélico; entender a relação entre o
espaço bélico e o cotidiano e investigar suas produções fotográficas. A fundamentação
teórica conta com estudos sobre gênero (BUTLER, 2015) e a fotografia (SONTAG,
2003), aplicados na guerra. Quanto à metodologia e corpus, estes consistem na análise
documental da vida e obra de Lynsey Addario e um estudo de caso do trabalho da
fotógrafa Lynsey Addario, em especial, ao seu livro de fotografias intitulado Of
Love&War (2018). As imagens são analisadas a partir de cinco categorias elaboradas
segundo os critérios estabelecidos pelo Barômetro de Conflito 2020 (HIIK, 2021). A
análise das imagens revela o foco na indissociação entre o espaço bélico e o espaço
doméstico e aspectos de resiliência do retorno ao cotidiano e da vida que resiste.
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