Banca de QUALIFICAÇÃO: NADIR SANTOS FREITAS
13/09/2022 08:29
O ensino da educação financeira tem aparecido com destaque no Brasil, especialmente a partir de apontamentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e da elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento da Educação, culminando com a incorporação da temática na educação básica com a Base Nacional Comum Curricular. Por outro lado, podemos apontar uma rejeição ao ensino desse tema baseado apenas em conhecimentos técnicos, sem relação com a realidade dos indivíduos. É nesse contexto, a partir de um olhar da Educação Matemática Crítica, que este trabalho tem como objetivo principal identificar indícios da mobilização da argumentação na aprendizagem de matemática, a partir da aplicação de uma sequência didática de educação financeira escolar. Procuraremos identificar elementos constituintes dos argumentos construídos pelos discentes, antes e depois da aplicação de uma sequência didática por nós elaborada e, para a análise desses elementos, utilizaremos a técnica da Análise de Conteúdo, conforme Moraes. Os participantes da pesquisa serão principalmente estudantes do ensino médio integral, mas também professores de matemática neste nível. Os aportes teóricos para a pesquisa foram com base em Brousseau, com a Teoria das Situações Didáticas, Skovsmose, em relação à Educação Matemática Crítica, Toulmin, no que diz respeito ao modelo de análise da argumentação e Silva e Powell, em relação ao ensino de educação financeira nas escolas. A pesquisa pode ser considerada de natureza qualitativa, com aspectos documental, exploratório e descritivo e contará com a participação de esudantes do ensino médio na modalidade ensino integral. Pretendemos também oferecer uma oficina de matemática aos professores, com o fim de identificar aspectos favoráveis para a aprendizagem, na visão destes. Em relação aos resultados da pesquisa, a efetiva realização da mesma encontra-se em suspenso devido ao processo de submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa, ainda em trâmite.
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