Banca de QUALIFICAÇÃO: LANA THAÍS SANTOS SILVA
12/09/2022 16:20
Este trabalho tem como objetivo identificar que conhecimentos e argumentos são evidenciados no ensino dos números racionais no processo de formação inicial dos professores, observando possíveis relações entre a matemática acadêmica abordada nos cursos superiores e a matemática escolar trabalhada na Educação Básica, com respeito ao ensino dos números racionais. Os participantes serão estudantes e professores dos cursos presenciais em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários, revisão bibliográfica, documentos dos cursos de licenciatura da UFS e do IFS, entrevistas e registros no diário de campo, realizados durante os encontros. Em relação aos conhecimentos, consideraremos as categorias de Ball, Thames e Phelps (2008) que, apoiados pelas ideias de Shulman (1986-1987), indicam os conhecimentos necessários para ensinar Matemática. Quanto à argumentação, nos fundamentamos no modelo de Sales (2011) e Attie (2016), que apontam as categorias da argumentação explicativa e justificativa. A análise dos instrumentos aplicados se dará com base na Análise de Conteúdo (AC), seguindo as orientações de Bardin (2011).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19173-f6e55c5512