Banca de QUALIFICAÇÃO: HELEN KALINE AMORIM SANTOS
09/09/2022 10:33
Maria Montessori foi uma das precursoras de novas metodologias para o ensino de crianças “anormais”, a médica e educadora italiana idealizou um método de ensino que ficou conhecido como método Montessori, para aquelas que possuíam algum tipo de deficiência ou condição. Mais tarde, o método atendeu a todas as crianças, pois ela conseguiu enxergar que todas as crianças tinham a mesma capacidade de aprender. Montessori tomou como base os estudos de Jean Itard e Edouard Séguin e aperfeiçoou para construir a sua metodologia, elaborou materiais manipuláveis em madeira e firmou na sua tese que as crianças deveriam ter direito a alguns princípios, a saber: individualidade, atividade, liberdade e independência. Na tentativa de abordar sobre a aplicação desses princípios para o ensino de matemática (aritmética, álgebra e/ou geometria), utilizaríamos como fonte de pesquisa os periódicos brasileiros contidos no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (RI-UFSC), porém ao fazer o exame não foi possível adquirir informações suficientes, diante disso, tinha-se a alternativa de utilizar os livros produzidos por Montessori em 1934, Psico-aritmética e Psico-geometria. Para isso, tomando como norte o questionamento: será que Maria Montessori utilizou os princípios que definiu para a educação no livro produzido para o ensino de aritmética? Este trabalho busca caracterizar a aplicação dos princípios de Maria Montessori a partir do livro Psico-aritmética. Nesse livro, foi possível ver que Montessori orientou o uso dos materiais respeitando os princípios definidos, ela apresenta o material com sua representação fotográfica e utilidade. Ao apresentar a utilidade busca orientar o adulto em como agir, o que se espera que a criança aprenda, bem como indica materiais complementares.
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