Banca de QUALIFICAÇÃO: DAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA
12/09/2022 15:31
Esta pesquisa objetiva analisar as potencialidades de diálogo intercultural presente na proposta curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, para o ensino de ciências. Objetivo que emerge de nossa inquietação sobre um horizonte possível de elaboração de propostas curriculares sensíveis à diversidade de saberes em um país de dimensões continentais como o Brasil. A temática a que nos propomos a investigar implica em olhar para um horizonte espinhoso e de intensas disputas, mas consideramos que propor discussões que despertem para a elaboração de currículos menos opressores e que contemplem diálogos interculturais entre os saberes construídos ao longo das nossas existências, como povo, que tem existido e re-existido a práticas coloniais epistêmicas ao longo da história, é uma tarefa constante. Desse modo, articulamos como objetivos específicos: a) Evidenciar quais são os pressupostos teóricos metodológicos para o ensino de ciências, adotados no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí; b) Identificar potencialidades de diálogo intercultural no Currículo do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí, acerca do componente curricular ciências; c) Problematizar sobre qual proposta curricular está sendo viabilizada ou não, em relação ao diálogo possível entre conhecimentos escolares e conhecimentos tradicionais para o ensino de ciências. Para tanto, propomos a realização de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, onde desenhamos como itinerário metodológico, uma proposta de análise e reflexão, acerca do documento intitulado “Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado'', publicado em 2020. Nosso referencial teórico foi desenvolvido envolvendo três conceitos centrais: currículo, Ensino de Ciências e Interculturalidade. Para trabalhar o conceito de Currículo estaremos em diálogo com Candau, Silva, Arroyo, Moreira e Macêdo. No ensino de ciências nosso diálogo será com Krasilchik, Gil-Perez e Carvalho; Cassiani; Linsingen, Pinheiro, Baptista e Verrangia. E para subsidiar as discussões em torno da temática interculturalidade, traremos o enfoque das contribuições da proposta teórica da interculturalidade crítica de Walsh, além da perspectiva do diálogo intercultural de Dussel. O texto está organizado em três seções, sendo a primeira seção composta por enfoques introdutórios; na segunda seção, discorremos sobre a revisão de literatura; na terceira seção, apresentamos o nosso referencial teórico que está ancorado em três conceitos centrais: Currículo, Ensino de Ciências e Interculturalidade.
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