UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZIANE VITORIA SANTOS
08/09/2022 16:37

DISCENTE: ELIZIANE VITORIA SANTOS
DATA: 05/10/2022
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Saúde emocional de alunos e professores do alto sertão sergipano durante o retorno às atividades presenciais em meio a pandemia da Covid-19.
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19, Ensino Médio, Isolamento Social, Saúde Emocional.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Após o surgimento de casos de COVID-19 em Wuhan na China, a Organização Mundial da Saúde) entendeu que a COVID-19 é uma doença de emergência mundial. Por ser uma patologia de alto nível de contaminação a OMS orientou a prática do isolamento social, uso de mascaras, e a higienização das mãos como medidas primordiais para se evitar a contaminação pelo SARS-CoV-2. Diante da necessidade de se evitar aglomerações as atividades presenciais das escolas foram interrompidas, estudantes e professores passaram a se encontrar apenas em ambientes virtuais, porém o acesso a recursos tecnológicos não é uma realidade de todos os estudantes brasileiros o que provocou lacunas na aprendizagem mediante a dificuldade dos estudantes em acessarem as aulas online. Além disso, já se observa os danos emocionais entre professores e alunos, pois o isolamento social provocou mudanças drásticas no cotidiano, o que favoreceu os sentimentos de medo, angustia, incerteza, incapacidade de relaxar, irritabilidade, falta de interesse em realizar as atividades cotidianas, bem como outros determinantes que são entendidos pela literatura como sintomas de ansiedade e depressão. Nesse sentido, o presente estudo buscou entender os danos emocionais provocados pelo isolamento social aos professores e alunos do Ensino Médio do alto sertão sergipano, pois compreender como se encontra a saúde emocional dos alunos e professores é importante para que a gestão escolar possa se planejar de maneira adequada para o retorno das aulas presenciais, de modo a buscar reparar as lacunas na aprendizagem dos alunos provocada pela pandemia da COVID-19. Para o desenvolvimento do estudo foi aplicado um questionário a 118 alunos do Ensino Médio do Centro de Excelência 28 de Janeiro com questões relacionadas ao período de aulas online, preparação para o ENEM e demais vestibulares, acesso a recursos tecnológicos durante as aulas online e retorno às aulas presencias, bem como o Inventário de Ansiedade Beck- BAI e o Inventário de Depressão de Beck-BDI. Também participou do estudo 9 professores do Ensino Médio que responderam um questionário relacionado às aulas online, ao sentimento de segurança no retorno às aulas presenciais o Inventário de Ansiedade Beck- BAI e o Inventário de Depressão de Beck-BDI. Dessa forma, com base em estatística descritiva apresenta-se os resultados iniciais do estudo, posteriormente serão realizados testes estatísticos bastante variados, de acordo com os protocolos experimentais.

Externo ao Programa - 2839803 - AUDERLAN MENDONÇA DE GOIS
Externo à Instituição - DANIEL DELGADO QUEISSADA
Presidente - 1763997 - JOSE RONALDO DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e