UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LARA LYSS DE ALMEIDA BARRETO
06/09/2022 10:58

DISCENTE: LARA LYSS DE ALMEIDA BARRETO
DATA: 14/09/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED – Didática II – UFS São Cristóvão
TÍTULO: FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA DIGITAL E ASSISTIVA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE A PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação especial, atendimento educacional especializado, ensino remoto, covid-19, tecnologia digital, tecnologia assistiva.

Esta dissertação teve como objetivo analisar uma experiência de formação de professores das salas de atendimento educacional especializado no que se refere ao uso de tecnologias digitais e assistivas para as aulas remotas, durante a pandemia do Covid-19. Primeiramente, investigou-se como estava sendo feito o acompanhamento dos alunos do atendimento educacional especializado da cidade de Nossa Senhora do Socorro/SE, durante o período pandêmico, e a partir daí foi desenvolvida uma proposta de formação e a análise dos efeitos desta. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação colaborativa-crítica. A formação aconteceu de forma remota, foi dividida em 6 encontros, totalizando 20 horas. Tivemos como participantes dessa pesquisa 12 professores da educação especial do município Nossa Senhora do Socorro/SE. Para coleta de dados, os instrumentos foram, o diário de campo dos encontros, vídeos, áudios, fotos e dois questionários, inicial e final. Como resultados destacam-se: Os professores apresentavam muita dificuldade nos recursos tecnológicos, não utilizavam, e não tinham tido nenhum tipo de formação específica com foco nas tecnologias digitais e assistivas; é possível desenvolver práticas formativas que disparem o desejo autoformativo; o processo colaborativo-crítico em formação de professores mostrou-se como uma alternativa para metas específicas; a formação contribuiu para instrumentalização dos professores, mas era necessário mais tempo para consolidação dos conteúdos; o trabalho vinculando teoria e prática é uma necessidade quando se trabalha com ferramentas assistivas e de acessibilidade; é possível desenvolver formação de forma remota, mas apresenta diversos aspectos negativos, se comparada a formação presencial. Conclui-se que, independente do cenário, é preciso acreditar e investir na escolarização de alunos público-alvo da Educação Especial.

Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS