UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: EDJANE DOS SANTOS CASTRO
31/08/2022 15:38

DISCENTE: EDJANE DOS SANTOS CASTRO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: Saberes, relações e práticas da alimentação em uma escola da rede pública de Boquim/SE
PALAVRAS-CHAVES: Merenda escolar. PNAE. Comensalidade. Saber alimentar. Município de Boquim.

Através da alimentação, as inúmeras espécies animais e vegetais obtêm os nutrientes necessários ao desenvolvimento. Mas, no que tange ao ser humano, a alimentação ultrapassa esse âmbito da sobrevivência, estando imersa em uma rede de relações sociais, culturais e identitiárias com desdobramentos subjetivos. Nesse contexto, apresentam-se também a produção e a transmissão de saberes sobre os alimentos, com conhecimentos, crenças e costumes sendo passados de geração a geração. Porém, à medida que a ciência avançou, houve uma espécie de institucionalização da alimentação, que passou a sofrer influências da área médica e de um discurso biologicista que ocupa posição de destaque nas sociedades. Isso está presente no âmbito escolar através de um currículo comprometido com o capital. Ao mesmo tempo, a escola é um espaço social que favorece a prática da comensalidade, sendo essa o ato de comer junto, a interação no momento do comer. Nas escolas da rede pública, a alimentação é objeto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, assim, está imersa em aspectos políticos determinantes do que se come, do como se come e dos saberes sobre isso. Diante dessas questões, o objetivo geral desta dissertação é: Compreender os saberes e as práticas voltados à alimentação produzidos e mantidos por estudantes de uma escola da rede pública do município de Boquim/SE e suas relações com o saber alimentar institucionalizado. Foi adotada uma metodologia de delineamento qualitativo e do tipo descritivo, com o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Como aporte teórico, buscaram-se estudos da área da Antropologia da Alimentação e noções da relação com o saber, de Bernard Charlot. A observação da merenda escolar, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas individuais com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio geraram dados que foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Os resultados apontam que os(as) estudantes concebem a alimentação apenas como sinônimo de saúde e de nutrição, não se visualizam como detentores(as) de saberes importantes e válidos sobre o fenômeno alimentar e têm dificuldade em expressar vivências e situações com o comer e a comida que os(as) marcaram. A ótica biomédica é utilizada como um filtro na rememoração de acontecimentos e de relações com a alimentação e os alimentos, contribuindo para que se restrinjam aos efeitos da ingestão de alimentos no corpo. A conclusão é que a merenda deve figurar como um componente transversal da aprendizagem, considerando-se a sua potencialidade de ensino dos diferentes aspectos da existência humana e da sociedade trabalhados nas várias áreas do conhecimento. Assim, será possível desenvolver um ensino mais reflexivo, contextualizado e que faça sentido para todos(as).

Externo à Instituição - LÍVIA FREITAS FONSECA BORGES
Externo à Instituição - PATRÍCIA VERÔNICA NUNES CARVALHO SOBRAL DE SOUZA
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA