UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IZABELLA MATOS SANTOS
26/08/2022 09:47

DISCENTE: MARIA IZABELLA MATOS SANTOS
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Didática VII, sala 201
TÍTULO: Formação Docente e Pesquisa-Intervenção com Abordagem na Educação Híbrida
PALAVRAS-CHAVES: docência; espaços híbridos e multimodais; processos formativos; profissionalização.

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os impactos da educação híbrida na formação dos residentes, preceptores e docentes-orientadores do Programa de Residência Pedagógica, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), com vistas à identificação das inter-relações constituídas nos processos de profissionalização da docência. Epistemologicamente, este estudo apoia-se na teoria da complexidade, tendo como ideia fundamental a dialógica da ordem/desordem/organização numa perspectiva de mudança de qualidade. No tocante aos caminhos metodológicos, quanto à natureza dos dados, trata-se de uma investigação qualitativa abalizada nas premissas da pesquisa-intervenção em um movimento de subjetivação (intrusão, intersecção e mediação) em que todo conhecer é um fazer. Além disso, fez-se um levantamento, do tipo estado do conhecimento, na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS), bem como análise documental de leis, decretos, portarias e resoluções normativas referentes às políticas de formação de professores. Os sujeitos serão 20 residentes, preceptores das escolas-campo e docentes-orientadores do PRP/IFS (Campus Aracaju), ofertando-se um itinerário formativo, com a carga horária de 20 horas, visando à produção de dados via questionário on-line (mapeamento do perfil) e memória educativa. O corpus desta investigação será analisado por meio das bacias semânticas (re)construídas pelo movimento de ir e vir das operações cognitivas das noções subsunçoras. Espera-se que a compreensão do conhecer-fazer pedagógico e reflexivo em espaços híbridos e multimodais em um programa de política pública de formação inicial incremente a produção de conhecimento nessa área.

Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - ALEXANDRE MENESES CHAGAS
Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES