Banca de DEFESA: KLEVERTON DE ALMEIDA SOUZA
26/08/2022 10:17
A presente dissertação tem como proposta investigar a obra da cineasta japonesa Naomi Kawase (1969-), discutindo a ideia de intimidade e a relação com as práticas ensaísticas e autorreflexivas em sua cinematografia. Para isso, fundamenta-se, no âmbito teórico-conceitual, nos estudos de Michel Foucault (1984, 2004), Gilles Deleuze (2005) e Timothy Corrigan (2015), dentre outros, que embasam uma reflexão sobre três ensaios fílmicos da diretora: Caracol (Katatsumori - 1994), Nascimento e maternidade (Tarachime – 2006) e Vestígio (Chiri – 2012). As indagações que movimentam a pesquisa incluem compreender quais complicações envolvem a transposição de uma experiência subjetiva para uma esfera pública, ou ainda, de que maneira a cineasta utiliza o cinema para expor suas ideias e perspectivas sobre o mundo? Com elas, busca-se observar se existe uma dança entre o eu e o outro que nos faz aproximar tanto das personagens quanto da própria diretora, seja pela proximidade da câmera ou pela partilha da intimidade.
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