Banca de DEFESA: ELBER JOSE ALMEIDA SANTOS
29/08/2022 15:11
A luz sempre despertou a curiosidade humana, chegando a atribuir um caráter de divindade em algumas sociedades antigas. Os primeiros a tentar responder sobre suas origens foram os gregos antigos. Depois com o advento da física, diversos personagens tentaram explicar a luz criando duas correntes: ondulatória e corpuscular. A partir do tema nos perguntamos: como elaborar uma sequência de ensino que pudesse ser utilizada em dispositivos móveis e tivesse o potencial de envolver os alunos a interagirem e terem maior interesse pelos fenômenos físicos? Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi elaborar um produto educacional a partir de uma UEPS utilizando um website para ser utilizado como uma ferramenta de ensino, buscando torná-la acessível aos alunos para abordar os assuntos luz e princípios da óptica geométrica desde as ideias da Grécia Antiga até a física contemporânea. Para isso, utilizamos como marco teórico a teoria da Aprendizagem Significativa e a UEPS como estratégia para elaboração do produto. A metodologia foi qualitativa de caráter exploratório do tipo estudo de caso, no qual utilizará como instrumento de pesquisa as respostas aos questionários disponibilizados na plataforma. Observamos que a interatividade dos estudantes com a UEPS e a diversidade de estratégias que ela contém, tem a possibilidade de efetivamente ressignificar os conhecimentos prévios dos aprendizes, bem como ser utilizado em diferentes ambientes e estratégias de sala de aula, contemplando múltiplos objetivos propostos para o produto educacional.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9