Banca de DEFESA: ARYANE LOUISE DE JESUS ARAUJO SILVA
22/08/2022 15:02
A pesquisa reflete sobre as estratégias emergentes no campo publicitário através daanálise das presenças digitais das empresas Obvious e Agência Africa no Instagram,espaço de disputa estabelecido. Além disso, discute o exercício da autoria nas empresassupracitadas, dito de outra forma, aquilo que as posicionam em local dereconhecimento. O estudo propõe, através desse exame, localizar essas empresas naestrutura do campo e as suas respectivas movimentações de capitais, sejam eleseconômicos ou simbólicos. Para tanto, os operadores conceituais contidos naperspectiva teórica-metodológica de Pierre Bourdieu (1996,2011) em especial no quediz respeito a Teoria dos Campos foram associados à noção de autoria aplicada àpublicidade através do olhar proposto por Tatiana Aneas (2016, 2018) e Fábio Hansen(2013, 2016) em conjunto com outras nuances que pertencem às particularidades douniverso dos influenciadores (TERRA 2021) (KARHAWI, 2020), criação de conteúdo eas práticas profissionais do campo. Nesse sentido, para encontrar as possíveissimilaridades e divergências em relação aos dois modelos foram desenhadas astrajetórias das agências, a composição dos perfis na plataforma determinada (isto é,compreender a tipologia das postagens veiculadas no feed) e, por fim, foram analisadosos comentários dos posts com menção de marca, em outras palavras, as publicações quecontinham a presença de alguma outra marca além da própria empresa. Tal etapa, exigiu a coleta, análise e codificação dos dados através do Software Atlas TI, focado em pesquisas qualitativas. Vislumbrando, dessa forma, as particularidades sobressalentes de cada uma.
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