Banca de DEFESA: JULIANO MATIAS DE BRITO
19/08/2022 17:59
A pesquisa surge da minha experiência como professor, técnico pedagógico e coordenador do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola (NUDISE), da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Alagoas (SEMED) e dos processos de compreensão do ‘eu’ e de tudo que esteve/está a me afetar, em uma viagem pelas memórias e vivências a muito adormecidas e os processos de autoconhecimento. O trabalho pretende analisar, a partir das narrativas (auto)biográficas, as tensões no processo de institucionalização do Núcleo de Diversidade Sexual na Escola e consequentemente, a inserção das relações de gênero, sexualidade e diversidade sexual na formação dos professores da rede municipal de ensino de Maceió, Alagoas. Metodologicamente, utilizo a abordagem da pesquisa (auto)biográfica para narrar uma experiência de ser/viver/formar no processo institucionalização do NUDISE. Reflito sobre a inserção das relações de gênero, e da diversidade sexual na política de formação continuada dos profissionais da educação da rede de ensino durante minha atuação profissional e os possíveis impactos causados pelo NUDISE para além da formação continuada. Destaca-se como resultado das narrativas (auto)biográficas para essa investigação, assim como, a instituição do NUDISE na rede municipal de ensino de Maceió, que naquele momento de sua criação as políticas educacionais facilitaram, sendo um momento propicio para a inclusão das discussões de gênero, sexualidade e diversidade sexual no currículo e na formação continuada dos profissionais da educação.
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