UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDINEIDE MOREIRA DA SILVA
19/08/2022 16:11


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDINEIDE MOREIRA DA SILVA
DATA: 08/09/2022
HORA: 08:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LETRAMENTO ATRAVÉS DO POEMA
PALAVRAS-CHAVES: leitura de crianças; poema; prática de leitura; letramento literári
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Outras Literaturas Vernáculas
RESUMO:

A leitura é uma necessidade social e a sua prática em sala de aula além de indispensável requer um olhar mais atento, sobretudo na infância, para que as competências leitoras da criança possam de fato serem desenvolvidas. Neste trabalho serão abordadas discussões acerca da necessidade da prática da leitura em sala de aula, do letramento literário e o seu papel no desenvolvimento da leitura na infância, bem como a importância dos textos literários neste processo, com destaque para o gênero poema. Também tem a pretensão de apresentar uma proposta de trabalho na qual são desenvolvidas práticas de leitura a partir do gênero literário poema. A metodologia utilizada baseia-se nos fundamentos do letramento literário, planejada por meio de uma sequência didática de leitura a ser executada em aulas de Língua Portuguesa numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Dentre as bases teóricas que fundamentam esta pesquisa destacam-se os estudos de Bordini (1986), Coelho (2000), Cosson (2021), Kleiman (2016), Lyra (1986), Miguez (2009) e Pinheiro (2018). Espera-se que as crianças envolvidas nesta pesquisa possam se sentir estimuladas a ler e melhorar sua capacidade de leitura através da ludicidade e encantamento que o gênero poema propicia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo à Instituição - MARILEIA SILVA DOS REIS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf