Banca de QUALIFICAÇÃO: THOMAS CARDOSO BASTOS SANTOS
19/08/2022 13:58
Homens Trans e Transmasculines que alcançam cadeira na universidade, mandato político ou qualquer outro espaço de poder institucional tornam-se a regra da exceção face às vulnerabilidades sociais presentes nas trajetórias dos nossos pares. Em contrapartida, as Transmasculinidades também têm disputado espaço, através Transpoesia, Transarte aspirando construir narrativas outras, reposicionando corpos considerados subalternos nas (e para além das) páginas literárias e na arte, linguagens que criam ficção e produzem memória. Compartilhando de pressupostos teórico-metodológico pós-estruturalista, queer e Transfeminista, dialogando com autores Transmasculinos a exemplo de: Bruno Santana (2021), Leonardo Peçanha (2021), Paul Preciado (2020), Pfeil e Pfeil (2021), João Nery (2018) entre outros. O objetivo é compreender os sentidos das trajetórias e experiências das transmasculinidades a partir de suas estratégias de agenciamentos nos espaços acadêmicos, assim como implicações no currículo. Para tanto, procura atentar-se a) Analisar os sentidos das trajetórias das Transmasculinas no ensino superior a partir de escrevivências; b) Compreender como as estratégias de agenciamentos protagonizadas pelas Transmasculinidades tencionam o currículo; c) Refletir sobre as escrevivências Transmasculinas enquanto pratica educativa. Para tanto, será utilizado a escrevivência (EVARISTO, 2017) que pretende se articular com a entrevista narrativa junto aos alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe.
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