UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THOMAS CARDOSO BASTOS SANTOS
19/08/2022 13:58


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THOMAS CARDOSO BASTOS SANTOS
DATA: 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Didática VII, sala 202
TÍTULO: “ERGUER MUROS NÃO VAI NOS IMPEDIR DE ENTRAR”: TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS TRANSMASCULINAS
PALAVRAS-CHAVES: Escrevivência. Educação. Trajetórias. Transmasculinidades.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Homens Trans e Transmasculines que alcançam cadeira na universidade, mandato político ou qualquer outro espaço de poder institucional tornam-se a regra da exceção face às vulnerabilidades sociais presentes nas trajetórias dos nossos pares. Em contrapartida, as Transmasculinidades também têm disputado espaço, através Transpoesia, Transarte aspirando construir narrativas outras, reposicionando corpos considerados subalternos nas (e para além das) páginas literárias e na arte, linguagens que criam ficção e produzem memória. Compartilhando de pressupostos teórico-metodológico pós-estruturalista, queer e Transfeminista, dialogando com autores Transmasculinos a exemplo de: Bruno Santana (2021), Leonardo Peçanha (2021), Paul Preciado (2020), Pfeil e Pfeil (2021), João Nery (2018) entre outros. O objetivo é compreender os sentidos das trajetórias e experiências das transmasculinidades a partir de suas estratégias de agenciamentos nos espaços acadêmicos, assim como implicações no currículo. Para tanto, procura atentar-se a) Analisar os sentidos das trajetórias das Transmasculinas no ensino superior a partir de escrevivências; b) Compreender como as estratégias de agenciamentos protagonizadas pelas Transmasculinidades tencionam o currículo; c) Refletir sobre as escrevivências Transmasculinas enquanto pratica educativa. Para tanto, será utilizado a escrevivência (EVARISTO, 2017) que pretende se articular com a entrevista narrativa junto aos alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo à Instituição - BENJAMIN DE ALMEIDA NEVES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10