UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO
19/08/2022 13:50


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO
DATA: 22/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ecult-pged-ufs
TÍTULO: Educação on-line no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Matemática
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa-formação na cibercultura. Educação on-line. Pibid. Formação docente. Matemática
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Desde março de 2020, o mundo enfrenta um grande desafio para toda a humanidade, a pandemia da COVID-19, isso trouxe consequências terríveis, muitas mortes, famílias destruídas e as consequências psicológicas causadas pelo isolamento físico obrigatório para tentar diminuir a contaminação em massa. Com isso, as relações nos ambientes educacionais também tiveram que buscar outros meios de se manter, trazendo para a realidade práticas com tecnologias digitais como único meio de comunicação entre professores e alunos. Práticas de Educação on-line já existiam na Educação a distância e presencial em algumas instituições, mas o diferencial é que na pandemia todos estavam sendo obrigados a aprender e utilizar as tecnologias para desenvolvimento das suas aulas. Assim, também na formação de professores desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), os alunos de iniciação à docência estavam desenvolvendo práticas de Educação on-line nas escolas e na sua formação. É uma nova realidade que inspira a pesquisar a respeito. Dessa forma, esta tese é desenvolvida com o objetivo de compreender as contribuições da Educação on-line para a formação e prática docente no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras, na Paraíba, desenvolvido no período de novembro de 2020 até abril de 2022. Esta é uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2014) partindo do conceito de Educação on-line (Santos, 2014) e tendo como base epistemológica os princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998, Macedo, 2009) e a pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008; Certeau, 2014). A pesquisa tem abordagem etnográfica, analisando as narrativas dos alunos praticantes culturais do Pibid Matemática, utilizando como dispositivos de pesquisa, os diários on-line, os fóruns e produções desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle da UFCG. Para analisar os dados dessa investigação será realizada a interpretação hermenêutica, visando identificar as noções subsunçoras da pesquisa (Macedo, 2009).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 00.000.000/0000-00 - JOSÉ PAULO GOMES BRAZÃO
Externo à Instituição - SOCORRO APARECIDA CABRAL PEREIRA
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf