Banca de QUALIFICAÇÃO: JAYANA RAMOS SIMÕES
23/08/2022 17:37
O presente trabalho se propõe a estudar a participação da mulher negra na concepção da música popular brasileira. Reconheço o relato êmico do trabalho que apresento, enquanto musicista, compositora e mulher negra. Evidencio a importância de apresentar essas mulheres na qualidade de donas de suas próprias narrativas. Este estudo destaca a musicalidade e trajetória das artistas analisadas como instrumento de posicionamento e reflexões socioculturais de gênero e raça. Esta pesquisa é de natureza aplicada, com objetivo descritivo e sua abordagem é qualitativa. São utilizados como processos metodológicos o estudo de trajetória, que analisa entrevistas e o percurso da carreira artística de Luedji Luna e Margareth Menezes; que se une a análise do discurso, buscando identificar marcadores sociais presentes, obstáculos e formas de resistência narradas por elas que em grande medida impactam em suas composições; para por fim através do estudo do significado da narrativa suscitado por Bordwell, compreender os tipos de significados que podem ser observados e estão intimamente ligados aos processos de formação de sentidos de suas narrativas. O objetivo é compreender o panorama contextual, sociocultural e histórico que precede a narrativa de mulheres atravessadas por questões de gênero e raça que conseguem conceber um movimento cultural mais fidedigno às suas vivências, atos e sentimentos quando compõem suas próprias narrativas. Utilizo do aporte dos estudos culturais para inferir a influência da ideologia, do recorte histórico social e linguagem na reprodução da memória do dizer em detrimento do epistemicídio e colonialidade do poder. Para tal, abordo teóricas/os, autoras/es e musicistas como: Stuart Hall, Bell Hooks, Luedji Luna, Patricia Hill Collins, Margareth Menezes, Sueli Carneiro, dentre outras/os.
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