Banca de DEFESA: FABIANA MÉRCIA SOUTO STEFANO MOUFARREG
10/08/2022 10:51
O presente trabalho tem como principal objetivo pesquisar os desdobramentos da implantação da Lei municipal nº 236/96 em Porto Seguro – BA em escolas municipais da região urbana enquadradas na categoria de porte especial e de grande porte. A referida Lei de 10 de dezembro de 1996 cria a disciplina História de Porto Seguro (HPS) e estabelece a obrigatoriedade de seu ensino em todas as escolas públicas da educação básica do município. O objeto da pesquisa é o ensino de História Local, entendida aqui como a História de Porto Seguro, em sua construção enquanto disciplina escolar autônoma, sua implantação, trajetória, usos políticos e apropriações para as práticas docentes. Os procedimentos adotados são pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. A nossa investigação se apoia na bibliografia sobre o Ensino de História, sobretudo História Local, nas discussões sobre Identidade e Teoria Curricular, os fundamentos teóricos que articulam os conceitos de saber acadêmico, saber docente e saber escolar bem como os princípios que norteiam o uso de fontes históricas em sala de aula. Como resultado da pesquisa, elaboramos um produto didático que visa auxiliar a prática docente no atendimento as demandas da Lei nº 236/96, tendo em vista que durante o percurso da pesquisa examinamos que o ensino de História Local no município de Porto Seguro ainda carece de uma organização mais efetiva das fontes e suportes disponíveis para o ensino nas escolas públicas do ensino fundamental. Propomos trabalhar a utilização de fontes históricas no ensino da disciplina como uma estratégia para que os professores superem as limitações advindas de uma concepção mais tradicional de ensino. O produto é em formato de mídia virtual -site- que funciona como um banco de fontes para o ensino da disciplina nas escolas e será gerenciado por nós e de forma colaborativa pelos professores e demais pesquisadores interessados na temática local no município. Com a iniciativa, busca-se estimular uma atitude de interação e colaboração entre os professores de HPS, do componente curricular História bem como outros profissionais que se interessem pela temática local a fim de auxiliar a prática da sala de aula.
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