Banca de DEFESA: LIVIA DE ALMEIDA NASCIMENTO
10/08/2022 09:22
Esta pesquisa reflete sobre de que modos os filmes documentários, tratando das diferenças e da diversidade cultural, contribuem para experiências de alteridade na adaptação de jovens imigrantes e refugiados. Investigamos, especialmente em poéticas documentais aliadas a demais linguagens artísticas, como se dão as relações interculturais entre pessoas locais e estrangeiros em processos de integração e inclusão em contexto educacional. Para tal, propomos uma análise comparativa entre os filmes Bagages (Canadá, 2017) e Cara do Mundo (Brasil, 2016), fundamentada em estudos de Mikhail Bakhtin (2003) que abordam a alteridade; e também de Alain Bergala (2008) sobre a potência do cinema na educação, além de Denys Cuche (1999) e Homi K. Bhabha (1998) envolvendo as diferenças e a diversidade cultural. Com critérios comparativos respeitando categorias como o contexto de realização das obras, analisamos como as narrativas documentais estudadas foram apropriadas em processos sociais específicos e refletimos sobre o uso desses produtos audiovisuais no processo de construção de experiências de alteridade e de inserção envolvendo jovens imigrantes e refugiados.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e