Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA GOMES SANTOS DA SILVA
10/08/2022 07:52
Na sociedade contemporânea, a crescente utilização dos dispositivos digitais de comunicação apresenta significativas contribuições nos processos de mediação, ensino e aprendizagem. Assim sendo, os educadores estão cada vez mais buscando por práticas pedagógicas abertas potencializadas pelas tecnologias digitais. Nesse contexto, os Recursos Educacionais Abertos (REA), termo cunhado pela UNESCO desde os anos 2000, são materiais disponibilizados de maneira livre e aberta a professores, estudantes e demais usuários para uso, compartilhamento, revisão e remixagem, que potencializam as práticas de criação, interação, autoria e colaboração em ambiências digitais. O presente estudo objetiva compreender o uso dos recursos educacionais abertos no desenvolvimento de narrativas e autorias colaborativas de crianças com os dispositivos digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa tem como base epistemológica a multirreferencialidade, visando os olhares plurais nos fenômenos educacionais investigados. Trata-se de uma pesquisa-formação desenvolvida com crianças de sete e oito anos de idade. Os principais dispositivos a serem utilizados para a produção de dados serão: a observação interativa, diário de pesquisa e roda de com-versações mediadas. Os dados e informações produzidos nesta pesquisa serão analisados na perspectiva da interpretação hermenêutica buscando apresentar as noções subsunçoras que emergirão da relação dialógica teoria-empiria. Pretende-se que os resultados a serem alcançados apresentem possibilidades de autorias colaborativas desenvolvidas com crianças a partir da utilização e criação de REA na escola.
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