Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSINÂNGELA CAVALCANTI DA SILVA BENEDITO
09/08/2022 13:24
Desde março de 2020, o mundo enfrenta um grande desafio para toda a humanidade, a pandemia da COVID-19, isso trouxe consequências terríveis, muitas mortes, famílias destruídas e as consequências psicológicas causadas pelo isolamento físico obrigatório para tentar diminuir a contaminação em massa. Com isso, as relações nos ambientes educacionais também tiveram que buscar outros meios de se manter, trazendo para a realidade práticas com tecnologias digitais como único meio de comunicação entre professores e alunos. Práticas de Educação on-line já existiam na Educação a distância e presencial em algumas instituições, mas o diferencial é que na pandemia todos estavam sendo obrigados a aprender e utilizar as tecnologias para desenvolvimento das suas aulas. Assim, também na formação de professores desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), os alunos de iniciação à docência estavam desenvolvendo práticas de Educação on-line nas escolas e na sua formação. É uma nova realidade que inspira a pesquisar a respeito. Dessa forma, esta tese é desenvolvida com o objetivo de compreender as contribuições da Educação on-line para a formação e prática docente no Pibid Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras, na Paraíba, desenvolvido no período de novembro de 2020 até abril de 2022. Esta é uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2014) partindo do conceito de Educação on-line (Santos, 2014) e tendo como base epistemológica os princípios da multirreferencialidade (Ardoino, 1998, Macedo, 2009) e a pesquisa com os cotidianos (Alves, 2008; Certeau, 2014). A pesquisa tem abordagem etnográfica, analisando as narrativas dos alunos praticantes culturais do Pibid Matemática, utilizando como dispositivos de pesquisa, os diários on-line, os fóruns e produções desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle da UFCG. Para analisar os dados dessa investigação será realizada a interpretação hermenêutica, visando identificar as noções subsunçoras da pesquisa (Macedo, 2009).
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