Banca de QUALIFICAÇÃO: NADEGE RAMALHO DE SIQUEIRA
05/08/2022 09:35
Esta pesquisa, centrada na metodologia de natureza qualitativa de caráter analítico, embasada nos aportes teóricos-metodológicos propostos por Freeman (1998), corroborando Auerbach e Silvestein (2003), busca analisar a concretização das competências em linguagens e tecnologias da BNCC nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental – anos finais – em escolas da rede pública estadual de Aracaju. Referencia como suporte teórico, para balizar as análises sobre as competências nesta pesquisa, os autores, Santaella (2013), no que se refere à aplicabilidade das tecnologias e ubiquidade; o uso de smartphones para fins pedagógicos (BOA SORTE, 2019; LUCENA, 2016; 2019); mídias eletrônicas no cenário da educação (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2012); a presença das tecnologias no ensino de língua inglesa (FAVA, 2012); o uso crítico das tecnologias digitais como dispositivos pedagógicos motivacionais; a democratização de espaços – ciberespaço (LEVY, 2010), além do documento da BNCC (BRASIL, 2017, 2018) e do Currículo do Estado de Sergipe (SERGIPE, 2018). O locus da pesquisa serão três escolas da rede estadual. Os participantes serão: gestores, coordenadores e professores de Língua Inglesa do ensino fundamental, anos finais. Os resultados esperados pretendem revelar reflexões e questões práticas acerca da implementação do documento da BNCC nas escolas pesquisadas.
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