UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLÁUDIA SOUSA MENDONÇA
05/08/2022 08:37

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CLÁUDIA SOUSA MENDONÇA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: Relação com o saber e a identidade docente: concepção dos professores de diferentes áreas do conhecimento no uso das tecnologias educacionais.
PALAVRAS-CHAVES: Áreas do conhecimento. Percepção docente. Relação com o saber. Uso de tecnologias educacionais

O estudo consiste em compreender a concepção dos docentes de diferentes áreas do conhecimento na dimensão didático-pedagógica e as tecnologias educacionais na prática pedagógica a partir do seguinte problema de pesquisa: na concepção dos docentes de diferentes áreas do conhecimento, qual a relação entre a dimensão didático-pedagógica e as tecnologias educacionais no trabalho de docência? Como campo de pesquisa foi elencada a Escola Estadual Senador Leite Neto, da rede pública estadual do município de Aracaju/Sergipe/Brasil, localizada na Zona Sul desse município. O referencial teórico-metodológico está embasado na Fenomenologia da Percepção, de MerleauPonty (2018); na formação do espírito científico, de Gaston Bachelard (1996), e no sentido e sua relação com o saber, a mobilização e as dimensões, de Bernard Charlot (2000, 2005, 2009, 2013, 2020). Ademais, o estudo fundamenta-se em Condorcet (2008), Libâneo (2008), Leontiev (2009), Vigotsky (2009), Lévy (2010), Kensky (2012), Cupani (2016), Moran (2018), entre outros. A pesquisa envolveu 7 (sete) professores de diferentes áreas do conhecimento dos anos finais do Ensino Fundamental, a saber: 1 (um) professor de Língua Portuguesa, 1 (um) de Matemática, 1 (um) de História, 1 (um) de Ciências e 1 (um) de Geografia, lotados no turno matutino, e dois profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental lotados no turno vespertino: 1 (um) pedagogo do 2º ano e 1 (um) pedagogo da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo estudo de caso descritivo, com análise dos dados baseada na inspiração fenomenológica de MerleauPonty (2018). Como instrumentos de coleta de dados, foram definidos a entrevista semiestruturada realizada com os professores supracitados; o “balanço tecnológico educacional”, elaborado pela autora seguindo a estrutura do “balanço de saber”, criado pelo pesquisador Bernard Charlot (1987); o caderno de campo e a observação com uso da tipologia da estruturação das aulas. Ao final da pesquisa, pretende-se contribuir com discussões sobre o uso das tecnologias educacionais nas diferentes áreas do conhecimento a partir da elaboração de um projeto que será apresentado à Rede Pública Estadual da Educação de Sergipe que fomente possibilidades de ações que capacitem os professores no campo em estudo e que também reluzam em escolas com estrutura física e tecnológica para aplicabilidade dos conhecimentos, contribuindo na dinamicidade de um ensino inclusivo com equidade e qualidade para todos, dando ao professor meios de alçar voos em sua prática pedagógica com o uso de tecnologias educacionais.

Externo à Instituição - EÂNES DOS SANTOS CORREIA
Externo à Instituição - JYMMYS LOPES DOS SANTOS
Externo à Instituição - KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE
Interno - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO