Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO FLORIANO DOS SANTOS
03/08/2022 13:17
O Mamulengo de Cheiroso é um grupo de teatro sergipano que resiste aos desafios do tempo e permanece atuante na contemporaneidade. Afirmando sua trajetória artística há quarenta e quatro anos o grupo tem no boneco seu porta-voz de uma poética e uma estética próprias, inspiradas pelo universo das danças, folguedos e artesania, assim como nos dramas populares circenses. Na construção dessa trajetória, entre tantos atores, diretores e dramaturgos que passaram pelo grupo, há uma presença fundamental que é a de Augusto Barreto: mestre, artesão, bonequeiro e gestor cultural do Mamulengo de Cheiroso. A questão norteadora dessa pesquisa interroga: como se deu a formação artística e pedagógica do brincante Augusto Barreto e como essa se refletiu na construção da carpintaria teatral do Mamulengo de Cheiroso. Como objetivo geral a pesquisa busca compreender de que maneira ocorreu a formação artística e pedagógica de Augusto Barreto e como esta formação se reflete na carpintaria teatral Mamulengo de Cheiroso. Já com os objetivos específicos procuro identificar possibilidades de formações artísticas e pedagógicas de um brincante, investigo a formação cultural, artística e pedagógica do brincante de Augusto Barreto e por fim descrevo a carpintaria teatral do Mamulengo de Cheiroso, seus processos artísticos e a produção dos seus espetáculos cênicos. A respeito da Fundamentação teórica, trago a luz a teoria de Bernard Charlot (2000, 2014, 2021) sobre a relação com o saber, bem como a relação com espaços formativos como casa, escola e outros ambientes formadores sob a perspectiva da educação informal, formal e não formal de Maria Glória Ghon (200, 2007), além da construção da performance artística e sua relação com o cotidiano e o extracotidiano através da Etnocenologia de Armindo Bião (2009). Outros autores como: (SILVA, ABREU, 2005), (KISHIMOTO,1997), (CUNHA, 2016), (REIS, 2010), (FILHO, 1966), discutem as questões sobre o ato de brincar, as culturas populares, o teatro de bonecos, a palhaçaria. Na fundamentação metodológica, trago como lastro da pesquisa a Trajetória de Vida de Marco Antonio Couto Marinho (2017), tendo como procedimento metodológico e técnica de entrevista, respectivamente, a História Oral de Verena Alberti (2005) e Entrevista Narrativa (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2003).
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