UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIMEIRY DA SILVA SANTOS
28/07/2022 22:24

DISCENTE: LUCIMEIRY DA SILVA SANTOS
DATA: 25/08/2022
LOCAL: web
TÍTULO: FOTOPOESIA EM SALA DE AULA: Da leitura à produção do gênero por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: leitura, letramento literário, fotopoesia
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

A presente pesquisa tem por objetivo verificar como a fotopoesia em sala de aula, através da leitura e da produção realizada pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental, contribui para elevar a proficiência de leitura, desenvolver o letramento literário e lírico, promover o protagonismo estudantil através dos textos poéticos e fotografias poéticas na construção de fotopoemas. Os alunos, a partir desse trabalho, desenvolverão e ampliarão as habilidades e competências de leitura, considerando os multiletramentos. A prática de leitura nas unidades escolares é sem dúvida a prática de maior relevância para aquisição de novas habilidades na disciplina de língua portuguesa e em outros componentes curriculares. Assim sendo, serão aplicadas e vivenciadas oficinas pedagógicas que possibilitarão a leitura de textos poéticos e poemas de autores que falem sobre o sertão, com destaque para autores alagoanos. A partir desses textos motivadores os alunos capturarão imagens, criarão seus poemas e construirão seus fotopoemas, o que promoverá uma autovalorização e auto reconhecimento, levando-os a resgatar o lirismo que há em cada um e a ampliar o letramento literário. Durante a vivência das oficinas os alunos também terão acesso aos fotopoemas produzidos por Christina Ramalho, centrados no Estado de Sergipe para que tomem como exemplo e inspiração na captação de fotos do sertão de Alagoas. A pesquisa se trata de uma ação de intervenção própria da pesquisa-ação, que ocorrerá em dois momentos: pesquisa bibliográfica, a partir das abordagens teóricas de Christina Ramalho, Annie Rouxel, Carlos Gomes, Gilberto Barral, Rildo Cosson, Helder Pinheiro que valorizam as características e particularidades da poesia, letramento literário, a fotopoesia e prática através de leitura desenvolvida nas aulas, leitura de fotopoesias, produções de textos e captação de fotografias e construção de fotopoemas. Serão aplicados questionários investigativos para verificar o patamar do letramento literário dos alunos, assim como o interesse deles acerca do gênero. Será desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de Escola Estadual de Piranhas do turno matutino. Das oficinas que serão vivenciadas podemos destacar a identificação das expectativas dos alunos em relação ao trabalho de poesia, o seu território a partir de questionários sobre poesia, poema, escritores. O contato com o Gênero fotopoema, a partir de produções de Christina Ramalho, que motivarão para novas leituras e produções a partir de ferramentas digitais promovendo o protagonismo juvenil.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - Anélia Montechiari Pietrani

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10