UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEZIAH CONCEICAO ALMEIDA SANTOS
28/07/2022 22:23


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEZIAH CONCEICAO ALMEIDA SANTOS
DATA: 18/08/2022
HORA: 09:30
LOCAL: on-line
TÍTULO: A VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL DE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino, escrita, variação, concordância verbal.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar os casos de variação na concordância verbal de primeira pessoa do plural na escrita dos alunos do ensino fundamental com vistas a desenvolver um produto pedagógico para diminuir tais ocorrências. Para atingirmos esse objetivo , adotou-se com fundamentação teórica a perspectiva da Teoria da Variação e da MudançaLinguística com Weinreich, Herzog E Labov (1968) e os estudos variacionistas de Bortoni-Ricardo (1985), Zilles, Maya e Silva (2000), Coello (2006) e Cardoso (2015). A metodologia utilizada baseia-se nos princípios da pesquisa-ação em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública nomunicípio de Pedrinhas/Se por meio da análise de produções escritas dos alunos.Espera-se que esta pesquisa contribua para que o professor desperte no aluno não só ointeresse em aprender mais sobre a língua que fala e escreve, como também aconscientização de que a língua é importante e essencial em todas as suas dimensões. É a partir deste conhecimento construído na sala de aula que o aluno terá a visão do usoadequado da língua, tão necessário para o desenvolvimento de sua competênciacomunicativa, além de conhecer as variantes da concordância verbal utilizadas pelospróprios estudantes da cidade, apontando novas formas de tratamento da variaçãolinguística no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 033.879.514-69 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ELYNE GISELLE DE SANTANA LIMA AGUIAR VITÓRIO
Externo à Instituição - CEZAR ALEXANDRE NERI SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10