UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: EVERTON MARQUES DE ANDRADE
27/07/2022 15:25


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON MARQUES DE ANDRADE
DATA: 17/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DCOS
TÍTULO: Práticas comunicativas em saúde e narrativas sobre o câncer: Uma análise das páginas no Instagram de instituições do Terceiro Setor em Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação; Câncer; Saúde; Instagram; Terceiro Setor; Mídias Sociais; Sergipe.
PÁGINAS: 276
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

O trabalho realizado nesta dissertação se pôs a investigar às práticas comunicativas ea construção de narrativas sobre o câncer a partir da atuação de quatro importantesinstituições do Terceiro Setor em Sergipe, e que atuam em favor da comunidade depacientes oncológicos: a Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado deSergipe (AAACASE), o Amigos da Oncologia (AMO), a Associação dos Voluntários àServiço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS), e o Grupo de Apoio às Crianças comCâncer de Sergipe (GACC/SE). Dentro desse cenário, essas entidades formam umarede de colaboração com ações direcionadas às comunidades infantojuvenil, adultos eidosos que necessitam de atenção no que concerne ao câncer e seus respectivos modosde tratamentos. Partindo dessa premissa, destacamos que a presente pesquisa buscaavaliar a formulação dessas práticas comunicativas nas mídias sociais pelasinstituições apresentadas, em especial o Instagram, e de que modo a operacionalizaçãodessas ações colaboram para na veiculação de informações importantes sobre o câncerjunto aos diferentes grupos sociais atendidos. Portanto, a fim de alcançar respostas,apontando assim os meios e técnicas utilizados por estas instituições nas ações decomunicação inseridas na plataforma em análise adotamos como perspectivametodológica a Análise de Conteúdo, tendo como referência a obra de Bardin (2016).Tal procedimento se fez necessário por possibilitar que obtivéssemos os resultados necessários, e a partir disso elencar as categorias de análise com base no conteúdo compartilhado, e por meio das páginas institucionais na mídia social investigada. Desse modo, pudemos obter respostas acerca do processo comunicacional dessas entidades, assim como compreender quais são os papéis e as estratégias assumidos pela comunicação e informação em saúde como meios de promover a atenção ao câncer no estado de Sergipe. Desse modo, ao analisar a comunicação correspondentes ao período de junho a novembro de 2021 no Instagram, pudemos verificar a existência de 365 postagens, contudo, considerando os múltiplos formatos de mídias nessas publicações, entre cards (imagens com textos), fotos e vídeos, esse percentual foi de 761. Posteriormente, utilizando o Atlas Ti 8.0 e tendo como base os princípios metodológicos adotados, constatamos que nessas práticas comunicativas houve uma maior aderência à produção de conteúdo com viés institucional, ressaltando o papel social dessas instituições, junto à sociedade e a comunidade oncológica. E quanto às abordagens com foco no câncer, pudemos perceber a condução de ações acerca de princípios como, conscientização e prevenção, e construindo, principalmente, uma narrativa a partir de depoimentos dos pacientes oncológicos, sob o ponto de vista individual acera do processo de tratamento e cura dessa patologia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALLAN DE GOUVÊA PEREIRA
Interno - 1279637 - MAIRA CARNEIRO BITTENCOURT MAIA
Presidente - 044.269.284-60 - VITOR JOSE BRAGA MOTA GOMES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e