UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ALFREDO BEZERRA DOS SANTOS
27/07/2022 12:16

DISCENTE: ALFREDO BEZERRA DOS SANTOS
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED – Didática II – UFS São Cristóvão
TÍTULO: Educação, ensino e literatura: A trajetória da professora Maria da Conceição Ouro Reis no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (1973-1991)
PALAVRAS-CHAVES: Conceição Ouro Reis. Colégio de Aplicação. História da Educação. Literatura. Trajetória docente.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta pesquisa apresenta compreensões historiográficas a respeito da trajetória da professora Maria da Conceição Ouro Reis, enfatizando sua produção literária e relação deste fato com seu magistério no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. O Colégio, nesse contexto, será reconhecido como o lugar das experiências da referida professora e como o ambiente de maior projeção de suas ações no ensino, embora também ela registre participação docente em mais de um estabelecimento do meio educacional, como a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, o Colégio Atheneu Sergipense e escolas particulares. Nesta pesquisa, a hipótese defendida é a de que as atividades didáticas da professora Conceição Ouro Reis no Colégio de Aplicação foram marcadas pelo uso da literatura como recurso para incentivar a criação e práticas de escrita dos estudantes. O objetivo principal da pesquisa foi compreender aspectos da prática docente da professora Conceição Ouro no Colégio de Aplicação da UFS. Nesse sentido, as seguintes etapas foram priorizadas como objetivos específicos: a) Analisar aspectos da formação e atividade docente da professora; b) Evidenciar a sua produção literária e a relação deste fato com a prática docente; c) Investigar projetos literários desenvolvidos por ela no Colégio de aplicação; d) Analisar a influência literária em processos de escrita dos alunos do Colégio de Aplicação. O estudo segue apontamentos da história cultural, debatendo a história da educação do professorado a partir de um referencial determinado (narrativa de trajetória no magistério), com a contribuição da história oral. As fontes eleitas são livro de atas, livros didáticos, jornais, o acervo pessoal da professora e sua produção literária e pedagógica, entre outros. O levantamento documental foi realizado no acervo do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (CEMDAP), acervos digitais e acervos pessoais. Além das fontes escritas, foram utilizados os relatos orais coletados através de entrevistas com ex-alunos da professora Conceição Ouro; ex-colegas professores, colegas de publicação, cuja escolha se dá porque tais indivíduos marcam relações de diálogo, de trabalho, de experiências na escola e na sociedade, representando, assim, a circulação da professora por diferentes espaços. Como resultado, evidencia-se que em sua iniciativa a professora interfere no quadro da educação, implantando a disciplina Literatura no Colégio de Aplicação, operando projetos de estudo em Língua Portuguesa, incentivando hábitos literários, levando o aluno a gestos autorais, desse modo, confirmando o pressuposto/hipótese de que o uso da literatura resultou no incentivo a práticas de escrita dos estudantes.

Externo à Instituição - ANDRE LUIZ PAULILO
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO