Banca de QUALIFICAÇÃO: BEKEMBAUER PROCÓPIO ROCHA
26/07/2022 15:31
A Propriedade Intelectual tem com objetivo proteger as criações das organizações com a finalidade de permitir a exploração econômica monopolista por um determinado período. Tais criações são frutos dos processos de inovação, daí a necessidade latente de tratar a inovação como estratégia, e assim escolher os melhores caminhos para ter práticas inovativas perenes e frutíferas. Para além, o sucesso organizacional e de seus processos de inovação estão atreladas as habilidades da firma em adaptar-se rapidamente as mudanças do mercado, essas habilidades são o ponto central para a estruturação das estratégias de inovação. Tendo em vista esse contexto, o objetivo desse estudo é desenvolver um modelo estratégico que trabalha o alinhamento entre estratégias de inovação e habilidades necessárias para fomentar a geração de ativos de propriedade intelectual em empresas de base tecnológica. Para atingir o objetivo geral foram delineados quatro objetivos específicos: i) construir uma matriz de estratégias de inovação para fomentar a criação e manutenção de vantagens competitivas sustentáveis em EBTs; ii) identificar e analisar um conjunto de habilidades-chaves para auxiliar as EBTs nos processos de implementação da estratégia de inovação e geração de PI; iii) desenvolver uma matriz de indicadores de PI para EBTs considerando o alinhamento entre estratégia de inovação e habilidades da firma; e, iv) apresentar e validar um modelo de estratégias de inovação e habilidades da firma para fomentar a PI. Como resultados preliminares obteve-se uma matriz que descreve tipos de estratégias de inovação, a saber: inovação disruptiva, inovação aberta, inovação verde, coopetição, interna, externa, exploratória, criadora, pragmática, imitativa, tecnológica, não tecnológica, hibrida, agressiva, analista, imitativa, defensiva, futurista, proativa e inovação de risco. Além disso foi possível constatar estreita relação entre capacidades dinâmicas e inovação, os indicadores levantados apontam o quanto a firma esta propensa a mudança, aberta a novos mercados, formação de parcerias, atenta a concorrência, e aprender. Assim pode-se inferir que organizações orientas pelas CD tendem a buscar a inovação e consequentemente criar ativos que deverão ser apropriados pela firma via mecanismos de propriedade intelectual.
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