UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARCO ANTONIO DOMINGUES
22/07/2022 08:33

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO DOMINGUES
DATA: 19/08/2022
LOCAL: auditório do Prédio do NUPEG.
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE ACADÊMIC SPIN-OFFS - UM MODELO COM APLICAÇÃO DA LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Academic Spin-Offs; Lógica Paraconsistente Anotada; Transferência de Tecnologia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Inovações decorrentes de pesquisas produzidas nas universidades são uma fonte crescente de ideias, produtos e tecnologias cujos esforços impulsionam o desenvolvimento econômico através do empreendedorismo. O termo empreendedorismo acadêmico se refere aos esforços e atividades que as universidades e suas empresas parceiras despendem na esperança de materializar os resultados da pesquisa do corpo docente e receber além do reconhecimento acadêmico, um ganho financeiro com a comercialização. Como é um fenômeno relativamente novo, o processo de empreendedorismo acadêmico ainda está sendo articulado. Um dos problemas existentes nos núcleos de inovação tecnológica, e nos escritórios de transferência de tecnologia, é avaliar o potencial da propriedade intelectual se transformar em inovação. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de uso da lógica paraconsistente anotada num modelo para avaliação do potencial da propriedade intelectual produzida na academia se transformar em produtos através da transferência de tecnologia ou criação de spin-off acadêmica. Revisar a literatura sobre empreendedorismo acadêmico e sobre Lógica Paraconsistente Anotada para parametrizar os fatores de risco associados ao empreendedorismo acadêmico e propor um modelo de aplicação do uso da Lógica Paraconsistente Anotada na avaliação destes fatores de risco. Testar sua aplicabilidade em uma amostra de depósitos de proteção da propriedade intelectual já existente usando a base de dados da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe. Este modelo destina-se a orientar os interessados em transferência de tecnologia produzida na universidade, através dessa aplicação no processo do empreendedorismo acadêmico com foco a melhorar as chances de sucesso dos novos empreendimentos, seja ele a comercialização ou o incentivo a criação de uma spin-off acadêmica. A vantagem dessa abordagem é a identificação dos fatores de competitividade e viabilidade mercadológica do produto protegido intelectualmente, os atores e principais fatores de risco associados a criação de spin-off acadêmica e a proposta de uso de uma lógica em dados complexos e podem apresentar contradições. Neste caso considera-se o grau de crença que as premissas conferem aos dados, podendo desta forma deixar claro tanto o resultado obtido como a validade de sua aplicação no processo de tomada de decisão de investimento em função da análise do fator de risco analisado.

Presidente - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2076655 - DENISE SANTOS RUZENE
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI