Banca de DEFESA: ROMÁRIO SANTOS SILVA
26/07/2022 15:07
A pandemia da COVID-19 gerou fortes impactos não apenas no âmbito da saúde, mas igualmente nas atividades econômicas relacionadas aos procedimentos de venda e compra de serviços e/ou bens. A intensificação da ameaça de COVID-19 tem resultado em uma série de problemáticas, a exemplo das rígidas normas de bloqueio associadas com aberturas limitadas do comércio, a fim de minimizar ou até mesmo inibir a proliferação interna e externa do vírus. O e-commerce, para tanto, converteu-se em uma das principais atividades de negócios que conseguiram crescer e se difundir em meio à crise pandêmica, já que em decorrência da limitação das atuações comerciais no âmbito físico, o comércio eletrônico permitiu que as atividades e negócios fossem realizados de maneira online. Dito isto, a relevância deste estudo estende-se à necessidade de estudar esse momento único que a economia brasileira e sergipana em seus respectivos ambientes mercadológicos tem passado frente às profundas mudanças proporcionadas pelo COVID-19, que culminou em uma difusão tecnológica do uso do e-commerce pelas organizações. Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral compreender como ocorre a adoção da inovação nas pequenas empresas do varejo alimentício durante a crise da pandemia COVID-19 por meio da análise do e-commerce. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, e do tipo exploratória. A estratégia utilizada é estudo de casos múltiplos realizada com gestores do varejo de alimentos e atores públicos. Os resultados demonstram que as organizações analisadas necessitaram inovar os seus modelos de negócios por meio da adoção do e-commerce em suas atividades e tarefas, o que levou a um aumento significativo de suas vendas, rentabilidade e faturamento, além uma digitalização, automação e modernização de seus processos. Como contribuições, sobre o ponto de vista teórico, contribui com a Teoria da Difusão da Inovação de Rogers (2003), ampliando a aplicação desta lente teórica em cenários de crise, além de colaborar com a ampliação de estudos sobre os impactos desta pandemia no âmbito das pequenas organizações e a forma como estas se adaptaram diante deste fenômeno. Sobre o ponto de vista prático, este estudo contribuiu observar a forma como as pequenas empresas reinventaram os seus modelos de negócios a partir da adoção do e-commerce, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento da inovação e acesso a novas tecnologias para pequenas empresas.
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