Banca de QUALIFICAÇÃO: JISELDA MEIRIELLY DE FRANÇA
21/07/2022 08:50
Tendo como referência a abordagem feminista, de gênero e intersecional, intenta-se nesta pesquisa desvendar as representações sociais de professores/as sobre dimensões da diversidade (raça, gênero, classe) tendo em vista a ampliação de direitos e da cidadania de alunos/as do ensino fundamental da EMEF Dom José Vicente Távora. Em consonância com as questões, objetivos e pressupostos teóricos enunciados, optou-se, pela metodologia qualitativa na modalidade de ‘estudo de caso’ para a compreensão do objeto de estudo. Na recolha dos dados empíricos, serão utilizadas várias fontes de informação: bibliografia para a revisão da literatura pertinente com a contribuição de teóricas de autores que abordam o tema; documentos eletrônicos: catálogo eletrônico de Teses e Dissertações da Capes sobre o tema, produzidas em Cursos de Pós-Graduação em Educação no Brasil, para a elaboração do estado da arte entre 2018-2022; Diretrizes e Projeto Político Pedagógico da escola, entre outros. Serão priorizadas as fontes orais, por meio da entrevista semiestruturada, para a desvelar as representações dos/as professores/as, investigar como se formam, se estruturam e como funcionam os sistemas de referência que são utilizados para classificar pessoas, grupos e interpretar os conhecimentos do cotidiano escolar. A observação participante, será outra técnica à qual se recorrerá, tornando-se a pesquisadora um membro do grupo de modo a vivenciar e observar a vida do grupo a partir do seu interior, como seu membro legítimo. Em linhas gerais, as reflexões e análises privilegiarão as dimensões da microanálise do cotidiano da escola, articuladas à ‘igualdade social na diversidade’, ou melhor, as diferenças nas quais se estruturam as desigualdades sociais e as novas configurações identitárias. O método da análise de conteúdo, será utilizado no tratamento dos dados visto que se constitui como uma proposta metodológica dinâmica que permite identificar o que está por trás da realidade empiricamente observada, permitindo o estudo do não dito ou dito nas entrelinhas pelos interlocutores, bem como a compreensão do significado atribuído pelos sujeitos da pesquisa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10