Banca de DEFESA: CÍNTIA DE CÁSSIA MARCOLAN
21/07/2022 08:09
Atualmente no Brasil, está vigente a Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída pelo Decreto nº 8752, de 9 de maio de 2016, com o propósito de dispor os princípios e objetivos da formação docente no país, e de organizar programas e ações em parceria com os sistemas de ensino, de acordo com o Plano Nacional de Educação e com os planos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Incluso nessa política está o Programa de Residência Pedagógica (PRP), implementado em 2018, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o qual, visa qualificar os cursos de formação docente a partir da imersão de licenciandos com 50% do curso concluído, ou que estejam cursando a partir do 5° período, em escolas de Educação Básica. Portanto, esta pesquisa de cunho qualitativo, aprovada pelo Comitê de Ética sob o parecer de nº. 5.146.931, guiada pela questão norteadora: “O que o Programa de Residência Pedagógica a partir da imersão do licenciando na escola campo, proporcionou para a formação inicial dos residentes de Ciências Biológicas (CB) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)?”, buscou analisar o que a imersão planejada e sistemática do residente em ambiente escolar pode influenciar na formação inicial em CB na UFS. Para tanto, foi adotada a Triangulação de Dados, combinando dados obtidos a partir da análise bibliográfica, análise documental dos relatórios finais elaborados por residentes vinculados ao Residência Pedagógica em sua primeira edição (2018-2020) e entrevista semiestruturada com docentes orientadores e preceptores, analisados à luz da Análise Textual Discursiva. O PRP potencializou o ensino, através dos processos de instrumentalização, a pesquisa, a partir da publicação científica, e a extensão, a partir da divulgação científica realizada pelos residentes. Identificamos que os processos reverberaram na formação continuada dos preceptores e na aprendizagem dos estudantes da educação básica. Contudo, o programa se mostrou um campo fértil para o fortalecimento da desarticulação teoria e prática, deveras preocupante, pois compactua com a formação de um profissional docente não reflexivo, distante do viés da práxis pedagógica, acentuando o desnivelamento de poder entre os campos da teoria e prática na formação docente.
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