Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDINEIDE MOREIRA DA SILVA
19/07/2022 09:46
A leitura é uma necessidade social e a sua prática em sala de aula além de indispensável requer um olhar mais atento, sobretudo na infância, para que as competências leitoras da criança possam de fato serem desenvolvidas. Neste trabalho serão abordadas discussões acerca da necessidade da prática da leitura em sala de aula, do letramento literário e o seu papel no desenvolvimento da leitura na infância, bem como a importância dos textos literários neste processo, com destaque para o gênero poema. Também tem a pretensão de apresentar uma proposta de trabalho na qual são desenvolvidas práticas de leitura a partir do gênero literário poema. A metodologia utilizada baseia-se nos fundamentos do letramento literário, planejada por meio de uma sequência didática de leitura a ser executada em aulas de Língua Portuguesa numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Dentre as bases teóricas que fundamentam esta pesquisa destacam-se os estudos de Bordini (1986), Coelho (2000), Cosson (2021), Kleiman (2016), Lyra (1986), Miguez (2009) e Pinheiro (2018). Espera-se que as crianças envolvidas nesta pesquisa possam se sentir estimuladas a ler e melhorar sua capacidade de leitura através da ludicidade e encantamento que o gênero poema propicia.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e