Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO ARAUJO ALMEIDA SANTANA
16/07/2022 08:47
Tendo em vista a realidade de nossas escolas, principalmente após os anos pandêmicos (2019-2020), no que diz respeito à leitura literária e às grandes dificuldades no processo de letramento dos discentes do ensino fundamental, este trabalho tem como objetivo a criação de um Caderno de Leitura literária, a partir de uma Oficina de Leitura de contos de suspense, da autora Lygia Fagundes Telles, através da recepção de uma turma de 9º ano de uma escola municipal de ensino infantil e fundamental, da Cidade de Cícero Dantas-Ba. A consolidação do objetivo proposto dar-se-á através da metodologia socio-identitária, identificada por Cosson, e o modelo cultural de leitura, organizado por Gomes. Para a realização das Oficinas que dará origem ao futuro Caderno de Leitura Literária, serão trabalhados os contos “As formigas”, “Helga” e “Venha ver o pôr do sol”, respectivamente seguindo a estrutura de Pré-Leitura, Leitura e Pós-Leitura, em que serão observados aspectos subjetivos, horizontes de expectativas, as características do gênero conto de suspense e temáticas sobre a violência de gênero. Portanto, com auxílio das metodologias propostas e as fundamentações teóricas presentes nas referências, deseja-se trazer de volta o foco na leitura dos textos literários, que o texto seja vivido de forma plena e consciente de seu valor como mecanismo de transformação pessoal e social.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf