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Banca de QUALIFICAÇÃO: MEIDIMERE COUTINHO DA SILVA NASCIMENTO
16/07/2022 08:47


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MEIDIMERE COUTINHO DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 28/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: online
TÍTULO: A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DIALÓGICAS EM CONTOS DA OBRA “OLHOS D’ÁGUA” DE CONCEIÇÃO EVARISTO
PALAVRAS-CHAVES: Dialogismo; Escrevivência; Círculo de Bakhtin; Oficina de Leitura; Conto.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A presente pesquisa tem o objetivo de explorar a possibilidade de um trabalho de leitura com contos realistas de Conceição Evaristo, sob a perspectiva do dialogismo defendida pelo Círculo de Bakhtin, tendo como produto final uma oficina de leitura adaptada na abordagem recepcional de Bordini e Aguiar (1988), com estratégia organizada em três momentos (pré-leitura, leitura e pós-leitura), a ser aplicada na aula de língua portuguesa da turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Para este fim, o estudo realiza uma pesquisa bibliográfica em torno da compreensão das relações dialógicas evidenciadas em Bakhtin (2018), Volóchinov (2018), Carvalho (2021), Brait (2015), Maciel (2014). Sob uma perspectiva derivada da análise dialógica do discurso, a pesquisa busca fundamentos para dinamizar a compreensão e a interpretação de três contos da obra Olhos d’água da escritora Conceição Evaristo – Olhos d’água, Ana Davenga, e Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos que têm como princípio de construção estética a vivência da autora enquanto mulher negra e pobre, por meio do processo da escrevivência, ou seja, reflexão, sobre o ato de construção da identidade a partir da experiência estética. Tais contos de ficção realista retratam as mazelas de uma sociedade profundamente marcada pela desigualdade social, étnica e de gênero, sob o olhar sensível da escritora que apresenta uma série de desafios para o leitor. A partir dessas condições de trabalho de leitura a ser desenvolvida na sala de aula, buscamos responder a seguinte pergunta: Como a noção de dialogismo em Bakhtin pode contribuir para uma leitura crítica dos contos de Conceição Evaristo? A hipótese dessa pesquisa defende que a compreensão das relações dialógicas promove um conjunto de procedimentos discursivos que analisam as relações das vozes presentes no interior das narrativas estabelecidas entre as personagens e o narrador, bem como a vinculação dos contos com acontecimentos da vida cotidiana e os conhecimentos advindos de diferentes esferas sociais que atravessam os tempos. A pesquisa adota princípios da pesquisa-ação em uma turma do 9ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Crisópolis – BA. O trabalho tem como alvo a construção de uma oficina pedagógica de leitura, visando a compreensão ativa, dialógica e responsiva de contos de Conceição Evaristo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Interno - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES
Externo à Instituição - Marisol Barenco de Mello

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