UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA OLIVEIRA ANDRADE
19/07/2022 09:45

DISCENTE: ELISANGELA OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 17/08/2022
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO: Práticas de leitura e escrita por meio do gênero digital Podcast
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Escrita, Retextualização, Oralização, Tecnologia no ensino
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Esta pesquisa visa compreender como o gênero digital podcast pode fomentar o ensino da língua portuguesa, uma vez que ele oferece a oportunidade de o professor trabalhar oralidade (que tem pouco espaço nas aulas de Língua Portuguesa) e praticar a leitura e escrita. Para tanto será utilizada a retextualização (MARCUSCHI) como conceito norteador das atividades a serem desenvolvidas. A retextualização evidencia aspectos das relações entre oralidade-escrita e escrita-oralidade, envolvendo operações complexas que interferem tanto no código como no sentido da oralidade. A oralidade, leitura e a escrita são três processos indispensáveis para a vida do ser humano, a necessidade de falar, aprender a ler e aprender a escrever contribui para a formação do leitor. O objetivo principal é desenvolver práticas de leitura, escrita e, principalmente, oralização com uso de ferramentas digitais, como o podcast, a partir da cultura local. Esse estudo será desenvolvido numa turma do nono ano do ensino fundamental, composta de vinte e seis alunos, integrantes da rede estadual de ensino de Sergipe. Como pressuposto teórico temos Primo (2005) para falar sobre podcast, Marcuschi (2002) para falar sobre gêneros textuais, (2008) e (2010) do mesmo autor para falar também um pouco sobre produção textual, análise de gêneros e compreensão e oralidade, escrita e as atividades de Retextualização, Araújo (2010) e Macedo (2007), com os Objetos de Aprendizagem de Língua Portuguesa, com os princípios de multiletramentos na escola de Rojo (2012) e (2013) da mesma autora sobre os multiletramentos e as TICs, Santos (2011) para falar sobre leitura na sala de aula: como estimular os alunos a ler, entre outros autores e teóricos que contribuíram para o esclarecimento da problemática. A metodologia parte de uma abordagem quantitativa e qualitativa, e quanto ao método empregado é o estudo de caso. Já como instrumentos para a coleta de informações, optou-se pela produção de textos orais e escritos (roteiros dos podcast) e a realização de um conjunto de atividades de leitura e escrita, que apresenta as possibilidades de interação, participação e produção do gênero multimodal podcast no ensino da LP. Enfim, os resultados esperados são o bom desenvolvimento do aluno nas duas modalidades da língua oral e escrita, contribuindo para a formação do leitor/produtor de textos e valorizando a importância de trabalhar a escrita e comunicação oral nas aulas de Língua Portuguesa, principalmente através da produção de roteiros de podcast jornalístico, numa perspectiva multimodal.

Presidente - 033.879.514-69 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JAILSON ALMEIDA CONCEICAO
Interno - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10