Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA OLIVEIRA ANDRADE
19/07/2022 09:45
Esta pesquisa visa compreender como o gênero digital podcast pode fomentar o ensino da língua portuguesa, uma vez que ele oferece a oportunidade de o professor trabalhar oralidade (que tem pouco espaço nas aulas de Língua Portuguesa) e praticar a leitura e escrita. Para tanto será utilizada a retextualização (MARCUSCHI) como conceito norteador das atividades a serem desenvolvidas. A retextualização evidencia aspectos das relações entre oralidade-escrita e escrita-oralidade, envolvendo operações complexas que interferem tanto no código como no sentido da oralidade. A oralidade, leitura e a escrita são três processos indispensáveis para a vida do ser humano, a necessidade de falar, aprender a ler e aprender a escrever contribui para a formação do leitor. O objetivo principal é desenvolver práticas de leitura, escrita e, principalmente, oralização com uso de ferramentas digitais, como o podcast, a partir da cultura local. Esse estudo será desenvolvido numa turma do nono ano do ensino fundamental, composta de vinte e seis alunos, integrantes da rede estadual de ensino de Sergipe. Como pressuposto teórico temos Primo (2005) para falar sobre podcast, Marcuschi (2002) para falar sobre gêneros textuais, (2008) e (2010) do mesmo autor para falar também um pouco sobre produção textual, análise de gêneros e compreensão e oralidade, escrita e as atividades de Retextualização, Araújo (2010) e Macedo (2007), com os Objetos de Aprendizagem de Língua Portuguesa, com os princípios de multiletramentos na escola de Rojo (2012) e (2013) da mesma autora sobre os multiletramentos e as TICs, Santos (2011) para falar sobre leitura na sala de aula: como estimular os alunos a ler, entre outros autores e teóricos que contribuíram para o esclarecimento da problemática. A metodologia parte de uma abordagem quantitativa e qualitativa, e quanto ao método empregado é o estudo de caso. Já como instrumentos para a coleta de informações, optou-se pela produção de textos orais e escritos (roteiros dos podcast) e a realização de um conjunto de atividades de leitura e escrita, que apresenta as possibilidades de interação, participação e produção do gênero multimodal podcast no ensino da LP. Enfim, os resultados esperados são o bom desenvolvimento do aluno nas duas modalidades da língua oral e escrita, contribuindo para a formação do leitor/produtor de textos e valorizando a importância de trabalhar a escrita e comunicação oral nas aulas de Língua Portuguesa, principalmente através da produção de roteiros de podcast jornalístico, numa perspectiva multimodal.
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