Banca de QUALIFICAÇÃO: ELÂINE SILVA MELO TOMÉ
18/07/2022 09:00
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações das políticas de formação adotadas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (SEDUC-SE) no desenvolvimento profissional dos professores da rede, com vistas à construção de indicadores de qualidade na educação básica. Epistemologicamente, esta dissertação sustenta-se na teoria da complexidade que permite um olhar multidimensional sobre a reorganização na forma de entender as mudanças nos processos ecoformativos. Quanto à natureza dos dados, trata-se, ainda, de uma pesquisa qualitativa que possibilita interpretar o fenômeno em observação, a fim de compreender os sentidos e os significados produzidos individualmente e no coletivo. Fez-se um mapeamento, do tipo estado do conhecimento, nos repositórios da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da Scientific Electronic Library (SciELO), por meio do Portal Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e um levantamento de informações técnicas na SEDUC sobre as diretrizes institucionais referentes aos cursos de formação. Este estudo empírico baseia-se na metodologia da pesquisa-intervenção que constitui a capacidade de considerar diferentes visões, posições divergentes, aproximações e afastamentos, necessidade de horizontalizar a relação entre pesquisadores e participantes em um movimento contínuo de ir e vir. Assim, oferta-se-á um itinerário formativo, com a carga horária de 20 horas, para os 30 professores lotados na Diretoria Regional de Educação (DRE 7), com sede no município de Gararu/SE. No tocante aos dispositivos, utilizar-se-ão entrevista coletiva, memória educativa e questionário on-line. A análise da produção dos dados fundamentar-se-á nos princípios das noções subsunçoras que emergem das unidades de significação e das meta-análises sobre os atores, as estratégias e os saberes (re)construídos nos espaços das salas de aula da educação básica. Os resultados esperados envolvem a elaboração de indicadores de qualidade acerca da formação continuada a partir das contribuições dos docentes imbricados nesta investigação, buscando-se variáveis qualitativas nos processos do currículo, das práticas pedagógicas e da avaliação da aprendizagem.
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