UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

2º Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática do Nordeste (SECMAT)
15/07/2022 09:04

Sobre o evento

O 2º Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática do Nordeste (SECMAT) é um evento científico de abrangência regional, organizado pelos sete (07) Polos da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e coordenado pelo Polo da Universidade Federal do Ceará.

O evento tem o objetivo de promover um ambiente rico e plural de discussões em torno de pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, enfocando temáticas emergentes e os variados contextos adversos da sala de aula, além de garantir debates e trocas de experiências essenciais à produção e socialização do conhecimento acadêmico.

Visa propiciar a interação entre pesquisadores/as com interesse no estudo e desenvolvimento de pesquisas emergentes em Ensino de Ciências e Matemática incentivando a geração de conhecimentos e de parcerias; fomentar a discussão e integração entre professores e alunos de Pós-Graduação, notadamente, doutorandos, comprometidos com as pesquisas desenvolvidas nos sete (7) Polos do RENOEN e no âmbito de outras PPGs em Ensino de Ciências e Matemática; promover um ambiente rico e plural de discussões em torno de pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, enfocando temáticas emergentes e os variados contextos adversos da sala de aula, além de garantir debates e trocas de experiências essenciais à produção e socialização do conhecimento acadêmico; fortalecer e divulgar pesquisas acadêmicas emergentes em Ensino de Ciências e Matemática, realizadas em contextos adversos; incentivar a participação em eventos científicos de professores e discentes de Pós-graduação como parte integrante da produção do conhecimento e da formação profissional.

A temática desta edição remete ao momento histórico atual e suas situações limites que desafiam a racionalidade técnica e científica e exigem inflexão das sociedades no presente em favor da vida e do futuro. Vivemos hoje um momento crítico em que emergem questões de grande preocupação: mudanças climáticas globais, proliferação de guerras e conflitos em várias partes do mundo, pandemias, epidemias, violação sistemática de direitos humanos e injustiças no acesso a recursos indispensáveis à vida. A escola não passa ao largo das emergências sociais, culturais, políticas e ambientais e nos convoca, enquanto parte da comunidade científica, a enfrentar os dilemas do presente que se reeditam nas salas de aula e a buscar conjuntamente meios de fortalecimento das práticas de resistência.

Esta edição do evento ocorrerá nas dependências do Condomínio da Inovação que está localizado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, na cidade de Fortaleza.

Página do evento: II SECMAT (even3.com.br)