UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ACLECIANO ANCELMO DA SILVA
11/07/2022 09:07

DISCENTE: ACLECIANO ANCELMO DA SILVA
DATA: 21/07/2022
LOCAL: SEBRAE-Auditório A1
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SEUS IMPACTOS NA DOCÊNCIA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais. Docência. Pandemia da Covid-19. Ensino-aprendizagem remoto.

A presente pesquisa, submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Fundação Universitária Federal de Sergipe (UFS), no âmbito da linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Educação, apresenta como objetivo: investigar os impactos nos processos pedagógicos durante as aulas remotas nas práticas docentes dos professores do ensino fundamental maior da Escola Municipal Oseias Cavalcanti Batista na cidade de Itabaianinha/Sergipe com o uso das tecnologias digitais, especificamente o smathphone, durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva com características de um estudo de caso, que será realizada mediante entrevistas por meio de questionário impresso ou online, a 15(quinze) professores da escola citada, e utilizará como método de análise de dados, a análise textual discursiva embasada nas teorias de Moraes e Galiazzi (2020). Para a discussão teórica e o diálogo com os dados, autores como Pierre Lévy, André Lemos, Manuel Catells, Lucia Santaella, Eugênio Trivinho, Yuval Noah Harari, Paulo Freire, Nelso Pretto, Henrique Schneider serão estudados, dentre outros. Também serão consultados artigos científicos que tratem da temática dentre outras fontes bibliográficas que se ache necessário. A pesquisa pretende contribuir para a compreensão dos impactos ocorridos na vida profissional dos professores envolvidos na pesquisa no período da pandemia da Covid-19, dando-lhes espaço de voz para relatar suas experiências nesse período, assim como dará possibilidade a outros docentes, enquanto dissertação, de servir como fonte de estratégias pedagógicas que utilizem as TDIC no processo ensino-aprendizagem para serem aplicadas no período pós-pandêmico.

Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - SHEILLA SILVA DA CONCEIÇÃO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf